Fim do 'lockdown' em Fortaleza preocupa autoridades

Atualizado: Jun 1


O lockdown em Fortaleza termina na segunda-feira e isso preocupa as autoridades de saúde, ainda mais agora que foi divulgado um número surpreendente de casos da doença atribuído a atrasos da realização de exames.


Nos bairros mais afastados e no centro de Fortaleza, tinha muita gente na rua nesse sábado (30). Lojas já funcionavam com metade da porta aberta, mesmo com lockdown na cidade valendo até domingo (31).

"Vim comprar esse ventilador que eu estava precisando muito. Vim num ônibus lotado, lotado mesmo, encostando um no outro”, diz a aposentada Mazinha Cordeiro.

Em Fortaleza, desde o dia 8 de maio, quando começou o lockdown, mais de 30 mil ocorrências foram registradas por aglomeração, estabelecimentos abertos irregularmente e pelo não uso de máscara. Nesse período, a média de descumprimento das medidas de distanciamento social não chegou a 50%. Bem abaixo da meta estabelecida de 70%.

O Ceará está entre os estados do país mais atingidos pela Covid-19. Neste sábado (30), no fim da tarde, os casos confirmados da doença passaram de pouco mais de 38 mil para quase 48 mil no estado e as mortes já chegam a quase três mil. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o crescimento aconteceu por causa do resultados de casos suspeitos, que estavam sendo investigados há 30 dias. Apesar dos números altos, o governo do estado diz que há uma tendência de estabilidade da doença e partir desta segunda-feira, parte de indústria e do comércio, salões de beleza e barbearia começam a abrir. Isso é parte do plano de retomada da economia previsto para acontecer em cinco fases, até o fim de julho.

Neste sábado, o governador Camilo Santana, do PT, renovou o decreto com medidas de distanciamento social em Fortaleza por mais uma semana a partir de segunda-feira e determinou isolamento rígido em sete cidades da região metropolitana e do interior, onde os casos da doença crescem de forma mais acelerada.



3 visualizações

HOME

A SBC-CE
NOTÍCIAS
COMUNICADOS
ASSOCIE-SE
PUBLICAÇÕES
BIBLIOTECA
EVENTOS

LOGO-SBC-CE-VERTICAL-BRANCO.png

INFORMAÇÕES

ASSOCIE-SE
ENCONTRE SEU MÉDICO
IMPRENSA

LINKS ÚTEIS
CONTATO

CONTATO

SEDE SBC-CE
Sociedade Brasileira de Cardiologia Secção Ceará

85 3246-7709

85 3246.6990

85 98839-8109

Copyright © SBC-CE 2020

Política de privacidade e uso de informações